UFSCar sedia III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita

Categorias

Evento terá a participação de Marcos Bagno e Ana Lúcia Silva Souza, linguistas renomados e representantes das vertentes mais modernas de pesquisas na área

No dia 10 de agosto, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o III Encontro de Ensino de Leitura e Escrita (EELE), realizado por Heloisa Chalmers Sisla e Maria Iolanda Monteiro, docentes do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade, com o intuito de discutir os desafios contemporâneos da formação de educadores da Educação Infantil, dos anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos para o ensino da leitura e da escrita, considerando os diversos contextos do uso da Língua Portuguesa.
Com o tema “Desafios contemporâneos para o ensino da leitura e da escrita”, o encontro busca estabelecer um diálogo entre pesquisas recentes relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, promove espaços para a socialização e discussão de teorias e práticas, com o objetivo de valorizar o trabalho docente, conhecer e analisar situações de ensino e divulgar estudos e relatos de práticas no campo em questão.
O evento recebe submissão de trabalhos até o dia 5 de julho, em um dos seguintes eixos temáticos: “Práticas pedagógicas de leitura e escrita: experiências e pesquisas”; “Letramentos: teorias e práticas de leitura e escrita”; “Diversidades e ensino de leitura e escrita”; “Políticas, programas e projetos de leitura e escrita”; e “Formação de professores e ensino de leitura e escrita”. Normas de formatação e apresentação estão disponíveis no site iiieele.faiufscar.com, onde também deverá ser feita a submissão. 
Neste ano, além da sessão de apresentação oral dos trabalhos aceitos, será realizada uma mesa-redonda seguida de debate com os docentes Marcos Araújo Bagno, do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB), e Ana Lúcia Silva Souza, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ambos são linguistas renomados e representantes das vertentes mais modernas de pesquisas na área. 
O encontro é gratuito para estudantes de graduação da UFSCar. As inscrições de ouvintes podem ser feitas até o dia 7 de agosto, também pelo site. Haverá emissão de certificados de participação. As atividades acontecem das 9 às 17 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes e no edifício de aulas teóricas AT4, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas em iiieele.faiufscar.com, no Facebook (http://bit.ly/2WnA2I9) ou pelo e-mail eele.ufscar@gmail.com.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*