Suzano ganha nova ferramenta para agendamento de serviços de Saúde

Categories

Aplicativo foi implantado em fase de testes em três Unidades de Saúde da Família (USFs) e já atendeu 1,7 mil pacientes em 90 dias

A Secretaria de Saúde de Suzano comemorou nesta sexta-feira (24/05) os 90 dias da fase de testes da nova ferramenta implantada para atendimento digital. É o aplicativo “Saúde Suzano”, inicialmente voltado para agendamentos em três Unidades de Saúde da Família (USFs): Jardim Maitê, Jardim Europa e Jardim Ikeda. O experimento foi para entender a taxa de utilização pela população, já que a ideia é expandir a todos os postos no próximo ano, inclusive em outras áreas.

A plataforma on-line foi desenvolvida pela empresa MTM Tecnologia, em parceria com o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), responsável pelo gerenciamento das USFs, e tem como objetivo principal reduzir filas para agendamento de consultas e índice de ausência de pacientes a procedimentos marcados, otimizando também a utilização de recursos do Poder Público. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, neste período, houve 1,7 mil agendamentos nas três unidades por meio do aplicativo. Esse número representa uma média de utilização de 60%. Além disso, houve 80% de aprovação pelos usuários. “O novo serviço permite prover um atendimento melhor ao cidadão, além de ser um Portal de Transparência. Com o ‘Saúde Suzano’, os pacientes não precisarão mais ir até o posto para realizar um agendamento. Isso é de extrema importância, principalmente, para quem têm dificuldade de locomoção”, ressaltou.

A ferramenta implantada combina aplicativo mobile, totens e sistema web. Por meio da ferramenta nos smartphones, o cidadão suzanense pode consultar informações sobre as unidades de saúde e solicitar o agendamento da consulta, acompanhando a evolução de sua solicitação por meio de mensagens automáticas. No final do processo o paciente ainda é convidado a preencher uma pesquisa de satisfação sobre o aplicativo e o processo de marcação.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, em breve, a ferramenta será expandida para mais três unidades de saúde. “A intenção é que toda a cidade esteja coberta com o sistema on-line dentro de um ano, inclusive não só com agendamentos de consultas, mas também com outros serviços, como resultados de exames e pesquisas de cada unidade. Suzano passará a um outro patamar na área da Saúde”, ressaltou.

Premiação

Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Suzano, a MTM Tecnologia e o INTS realizaram uma homenagem aos agentes comunitários de saúde das USFs do Jardim Maitê, Jardim Europa e Jardim Ikeda. O evento ocorreu às 17 horas, no Cineteatro Wilma Bentivegna.

Para a divulgação do aplicativo, a pasta contou com a ajuda dos agentes comunitários de saúde durante os atendimentos aos pacientes destas áreas. Na oportunidade, aqueles que foram destaque nesta divulgação participaram de um sorteio, em que o prêmio era um notebook. Os contemplados foram Elisabete de Lima Couto, do Jardim Europa, Matheus Sonaro, do Jardim Maitê, e Gislaine Cruz Mota, do Jardim Ikeda.

Também participaram do evento o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; o diretor executivo da MTM, Gustavo Perez; o diretor do INTS, Rafael Rocha; e a presidente da Câmara de Suzano, vereadora Gerice Lione.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*