Palestra aborda sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares

Categories

Para conscientizar os munícipes, na última quarta-feira (12/06), a Prefeitura de Santa Isabel realizou mais uma palestra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, na Unidade Básica de Saúde – UBS III Monte Negro.

Na ocasião, a Enfermeira Maria Aparecida apresentou alguns aspectos das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Além disso, todas as dúvidas pertinentes ao assunto foram esclarecidas.

“Essas ações são fundamentais para conscientizar a população. Investimos muito em palestras que abordam os principais cuidados com a saúde, para que os munícipes conheçam os fatores de risco e busquem formas de prevenção, melhorando a qualidade de vida”, afirmou a Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto.

As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos. Existem diversos tipos, entre elas: doenças arteriais coronárias (enfarte agudo do miocárdio); acidentes vasculares cerebrais (AVC); cardiopatia hipertensiva e congênita; doença cardíaca reumática; febre reumática; miocardiopatia; arritmia cardíaca; neurisma da aorta; doença arterial periférica; trombose venosa profunda e embolia pulmonar.

Os fatores de risco que podem influenciar no desenvolvimento das doenças englobam o sedentarismo, tabagismo, stress, obesidade, hipertensão, diabetes e o colesterol elevado.

“Para evitar o aparecimento das doenças cardiovasculares é preciso adotar hábitos de vida saudáveis como uma dieta controlada e a prática de exercícios físicos.”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*