Osklen traz pela primeira vez GuppyFriend Washing Bag para venda no Brasil

Categorias

Pioneira nas práticas sustentáveis socioambientais e alinhada à filosofia ASAP, Osklen lança inovação que filtra a liberação de microplásticos das roupas na hora da lavagem.

A Osklen acaba de confirmar o lançamento da GuppyFriend Washing Bag para venda do produto em lojas selecionadas da Osklen no Brasil. De origem alemã, a empresa produz sacos de lavagem com tecnologia que filtra a liberação de microplásticos que normalmente são despejados de maneira imprópria nas redes de efluentes domésticos que, por sua vez, desembocam nos oceanos. 

Alinhada ao calendário global de sustentabilidade, que comemora junho como o mês do meio ambiente, a Guppy Friend Washing Bag será lançada no mesmo dia (6) em que acontece o Rio Ethical Fashion, no Rio de Janeiro – primeiro fórum internacional de moda sustentável -, e será vendida nas lojas Ipanema, Osklen Surfing, Osklen Praia, Rio Design Barra, Oscar Freire, Iguatemi São Paulo e Vila Madalena, com valor de R$127.  Este é um projeto sem fins lucrativos. 

Os tecidos sintéticos costumam desprender pequenas fibras de plástico durante a lavagem. Essas fibras acabam chegando aos rios, lagos e oceanos, onde, a longo prazo, representam ameaças ao ambiente e consequentemente ao homem. 

Como alternativa para reduzir a poluição decorrente dos microplásticos, a empresa criou o primeiro dispositivo projetado e comercializado especificamente para evitar a poluição por microfibras, a GuppyFriend Washing Bag – um saco de lavagem, feito em malha, que envolve a roupa a ser lavada. O saco capta as fibras que desprendem das peças de roupa durante o processo de lavagem, impedindo que escapem e sejam derramadas na água. Espaçosos, a Washing Bag é capaz de lavar desde um casaco de lã, até outras roupas menos volumosas. 

Seguindo a filosofia ASAP (As Sustainable As Possible, As Soon As Possible) –  um chamado para a urgência da adoção de práticas e atitudes mais sustentáveis, a Osklen trouxe o produto tecnológico com o objetivo de aumentar a conscientização e contribuição para a redução da poluição dos oceanos, um problema crescente no Brasil e no mundo. 

O envolvimento da Osklen e do Instituto-E com essa temática sempre esteve presente na história da marca. Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, presidente do Instituto-E e embaixador da UNESCO para a cultura da paz e da sustentabilidade, integrou, em 2017, a delegação do Ministério do Meio Ambiente para a Conferência da ONU sobre os Oceanos e atua como defensor da expansão das áreas marítimas protegidas. 

Desde 2009, a Osklen e o Instituto-E são co-adotantes de canteiros de vegetação de restinga, que preservam o ambiente praiano banhado pelo mar. Só nas praias cariocas foram replantadas mais de 41.620 mudas em mais de 11.000 m2, ação que ajuda na recuperação desse ecossistema. A defesa da saúde dos mares e oceanos é um tema urgente para toda a humanidade e a Osklen e o Instituto-E têm feito a sua parte, se mobilizando e facilitando o engajamento de seus parceiros.

Sobre a Osklen

A OSKLEN é a expressão de um lifestyle genuíno definido pelo equilíbrio de uma vida urbana integrada à natureza em que o orgânico e o tecnológico, o local e o global, o luxo e a simplicidade são complementares. Design, arte e sustentabilidade compõem o universo da marca que representa a visão do “novo luxo” – a associação de um produto de design, com qualidade impecável, estética universal alinhado às práticas sustentáveis socioambientais.

Sobre o Instituto-E

Fundada e presidida pelo Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Oskar Metsavaht, Instituto -E (IE) – uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) – cumpre sua missão criando e gerenciando uma rede que busca aumentar as sinergias entre diferentes agentes da sociedade. Baseia-se em iniciativas ambientais, culturais e educacionais de responsabilidade social inspiradas no movimento e-brigade – o chamado à ação para que as pessoas possam ser “As Sustainable As Possible, As Soon As Possible”-. O instituto desenvolve e implementa projetos socioambientais inspirados no conceito de 6 E´s – earth, environment, energy, education, empowerment, and economics – com o objetivo de promover o desenvolvimento humano sustentável dentro e fora do Brasil, através do pensamento criativo e da ação.

IE desenvolve diversos projetos envolvendo capacitação, empoderamento e geração de renda para pequenas comunidades e grupos de mulheres que vivem em condições vulneráveis no Brasil e no exterior, como o Morro do Banco (RJ-Brasil), Queimados (RJ-Brasil), Cantagalo (RJ). -Brasil), Santa Luzia do Itanhy (SE-Brasil), Itaperuna (RJ-Brasil), Remígio (PB-Brasil) e Port-au-Prince (Haiti). Além de reunir em seu portfólio projetos de rastreamento de pegada de carbono e hídrica, implantação de hortas comunitárias, pesquisa e desenvolvimento de novos materiais sustentáveis para serem utilizados principalmente pela indústria da moda, implantação e manutenção dos canteiros de Restinga nas praias de Ipanema, Leblon e Prainha, entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*