*Mês de agosto terá exposição “Conhecendo Padre Eustáquio” na Praça da Bíblia

Acervo com cerca de 40 peças estará aberto à visitação de terça a domingo, das 11 às 19 horas; uma batina do beato será exposta pela 1ª vez

A Secretaria de Turismo de Poá realiza na próxima segunda-feira (01/08), a abertura da exposição “Conhecendo Padre Eustáquio”, às 18 horas, na sede da Pasta, localizada na Praça da Bíblia, região central da cidade. A Mostra que será realizada em parceria com o grupo “Amigos do Museu Padre Eustáquio” e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, conta com um acervo composto por, aproximadamente, 40 peças relacionadas à passagem do beato pelo município, e entre elas, está uma batina que, pela primeira vez, será exposta ao público.

A exposição seguirá durante todo o mês de agosto e tem como objetivo resgatar a memória de uma das personalidades mais importantes da história poaense, o holandês Eustáquio van Lieshout, mais conhecido como padre Eustáquio, que chegou à cidade em 1935 para se tornar o primeiro pároco da cidade. Durante os seis anos que permaneceu na cidade, ficou conhecido por seus milagres que começaram a atrair milhares de pessoas à Poá que, na época ainda pertencia à Mogi das Cruzes. Como a cidade não possuía a estrutura adequada para receber os visitantes, a igreja católica decidiu pela transferência dele para a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, em 1941, onde ele faleceu dois anos depois, vítima da picada de um carrapato.

Em virtude do histórico de milagres realizados por ele, em 1997, foi iniciado o processo para sua beatificação que foi consumada em 2006. “O município de Poá é conhecido pela sua água mineral, mas temos uma histórica muito rica, tendo no padre uma duas suas principais personalidade. Infelizmente, essa história está caindo no esquecimento, sendo que muitos poaenses, por exemplo, sequer sabem da existência do ‘Museu Padre Eustáquio’, ao lado da igreja Matriz. Queremos resgatar esta memória e, ao mesmo tempo, destacar como a passagem dele por Poá foi muito importante”, enfatizou a secretária de Turismo, Claudia Cristina de Deus.

O acervo estará a aberto à visitação até o dia 30 de agosto, na Secretaria de Turismo, localizada na Praça da Bíblia (avenida Vital Brasil, 90, Centro), de terça a domingo, das 11 às 19 horas (com exceção desta segunda-feira – 01/08). Farão parte da Mostra dez quadros emoldurados, 20 fotos, um chapéu, uma âmbula, uma estola, uma escultura, uma medalha com caixa de veludo, uma máquina de escrever, uma máquina de costura e um banner com cerca de dois metros de altura, além de uma batina que pertenceu ao padre Eustáquio e que será exposta ao público, pela primeira vez, nesta mostra.

“Recebemos esta batina, em abril deste ano, da Congregação Sagrados Corações, de Belo Horizonte, a qual pertencia o padre e ela ainda não foi vista pelo público poaense, nem mesmo pelos visitantes do Museu”, afirmou Delcimar Ferreira.

MÊS PADRE EUSTÁQUIO
Além da exposição, a Secretaria de Turismo também realizará, na Praça da Bíblia, a Quermesse do Padre Eustáquio, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, além da realização de missas da paróquia Nossa Senhora de Lourdes. No dia 30 de agosto, às 10h45 (horário da morte do padre), será realizado um ato de homenagem em frente à estátua do beato, localizada na rotatória ao lado da Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *