Casa de Projetos Educacionais é inaugurada em Itaquá

A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na última sexta-feira (24), a Casa de Projetos Educacionais dentro da Escola Municipal Ambiental, no Parque Ecológico. A proposta é realizar ações educativas pautadas por uma estrutura de gestão de projetos que acompanha e zela pelo desenvolvimento do trabalho pedagógico.

Após vários encontros, reflexões, planejamentos e também necessidade, surgiu a ideia de ter um espaço, pertencente à Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, que fizesse a gestão educacional das unidades escolares.

“A proposta é trabalhar de forma holística por meio de um olhar sensível e aprofundado no atendimento aos estudantes com estudos, mapeamento, organização de dados, registro documental e análise de impacto dos trabalhos”, pontuou a Secretária Municipal de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

Os projetos são divididos em duas categorias: os que são desenvolvidos pela própria secretaria, em parceria com outras, e de parcerias externas. Os propostos pela Semecti são: Parque Escola, Xadrez na Escola, Ballet que Educa, Artesanato – Mãos que Transformam, Matemática por Meio de Jogos e Oficina de Escritores.

Já as parcerias com outras secretarias são: Gincana Solidária (Fundo Social), Guard – Grupo Unido na Ação de Prevenção às Drogas (Segurança), Feira Literária (Turismo), Educação no Trânsito (Transportes). As parcerias externas são compostas pelo: Instituto EDP nas Escolas (EDP), JEEP (Sebrae), Proerd (Polícia Militar), Ecoviver (Ecopistas), Bombeiro Educador (Corpo de Bombeiros), Instituto SICOOB e Ministério Público do Trabalho na Escola.

“Os projetos possuem caráter intencional de reduzir os problemas identificados entre as comunidades escolares no município. Muito se preza pelas ações sociais na perspectiva de formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, responsáveis pelo meio no qual vivem, com respeito à diversidade e multiplicidade cultural”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *