Itaquaquecetuba acolhe bolivianos em Festa do Sol dos 5.530 anos

O Parque Ecológico Mario do Canto, em Itaquaquecetuba, encerrou nesta terça-feira (21) a celebração do ano novo andino junto a autoridades religiosas, civis e tribos indígenas. O evento contou com a presença dos amautas Sergio Chura e Nora Mendonza e do vice-cônsul da Bolívia, Ramiro Alfonso Flores.

Iniciada às 22h de segunda-feira (20), a cerimônia de limpeza foi realizada pelos amautas, líderes espirituais da etnia Tiwanaku, com danças e músicas típicas, além de uma roda ao redor do fogo para a troca de saberes ancestrais nesses 5.530 anos andinos.

A celebração simboliza a união dos povos Aymara, Quechua, Guarani, Quilombola, Quichua, Chiquitano, Tupi Guarani, Kaimbé e Kariri-Xokó. “Essa cerimônia realizada em nossa cidade mostra o quanto estamos abertos ao acolhimento”, disse o administrador do parque e secretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Aparecido Ribeiro de Almeida.

O encerramento foi marcado pela fogueira central, momento em que ocorre a chegada do novo ano com o raiar do sol para agradecer e partilhar alimentos. “A vinda do povo boliviano para Itaquá mostra o potencial que a cidade possui e esse evento internacional é um marco para a região”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *