NTO completa 32 anos e presenteia público com estreias e exposição

Núcleo Teatral Opereta está com programação cultural que vai de sexta a domingo, em Poá

O Núcleo Teatral Opereta (NTO) abre suas comemorações de 32 anos com uma série de apresentações que tem início nesta sexta-feira (17). O grupo residente da Associação Cultural Opereta preparou uma exposição fotográfica e a apresentação de três espetáculos teatrais durante este final de semana. Todos os eventos são gratuitos e acontecem no Espaço Cultural Opereta, na Vila Sopreter, em Poá. O Projeto “Dos caminhos Das escolhas – um vislumbre d’excedida imagética” foi contemplado no Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo como parte da Lei Aldir Blanc (ProAC – LAB) com o prêmio por Histórico de Realização em Teatro.

.

A abertura dos trabalhos de comemoração será com a exposição “NTO 30+”, uma exposição fotográfica com as principais imagens da história do Núcleo Teatral Opereta, remontando as origens do coletivo que em 2022 completa mais de 30 anos de existência e que vê na reconstituição desta memória do grupo, possibilidades de ampliar ainda mais o seu reconhecimento na comunidade em que atua. As primeiras pesquisas começam no final da década de 80, e então os projetos artísticos começaram a nascer. Em 2022, ano em que o grupo comemora 32 anos, o NTO mergulha em seu acervo de imagens, textos, figurinos e adereços para reconstituir essa memória e apresentar ao público um vislumbre dos caminhos percorridos, que se desdobram ao longo dos anos em espetáculos, pesquisas, oficinas, festivais, mostras teatrais, e muitos laços artísticos formados e que segue jornada rumo a novos processos e histórias que estão por vir. A mostra abre nesta sexta-feira (17), a partir das 19 horas e vai até este domingo.

No sábado (18), às 20 horas, estreia a obra, “Noite Passada”, O espetáculo propõe uma discussão sobre como a percepção da realidade pode ser variável e complexa.  Neste contexto, dois homens estão de frente, e diante de uma história que precisa ser contada e entendida. Porém, o que é real? E quais fatos são importantes ao se contar uma história? O que torna a história verdadeira? Numa sala escura e sem janelas, dois homens em posições antagônicas seguem tentando responder essas perguntas para entender uma história incompleta e complicada. Mas, isso também é real? Muitas questões que serão levantadas pelos atores Ailton Ferreira e Anderson Borges, com participação vocal de Patty Nascimento. A direção é de Taciano Holanda e a classificação é de 14 anos.

No domingo (19), às 15 horas, o Núcleo apresenta a produção infantil “Contos Africanos”. Depois de reestrear no Sesc Mogi, na semana passada, chegou a vez dos poaenses conhecerem o trabalho de Camila Rafael, Jhony Uriel e Fílipi Lima, que reúne contação de histórias com lendas do continente africano. A peça é voltada para crianças e adultos que queiram conhecer e se enriquecer de belas histórias ancestrais, que com leveza e beleza são contadas. A direção é de Ailton Ferreira e a classificação é livre. E na sequência, às 20h, haverá a estreia de “Palhaças em: La Vida Esdrúxula”, nova produção teatral estrelada pelas atrizes Dora Nunes, Patty Nascimento e Priscila Klesse. Uma trupe de palhaças cansadas do seu cotidiano de muito trabalho para pouca recompensa, resolve botar a boca no trombone (ou será trompete?) e apresentar as cenas esdrúxulas do reino do patriarcado e do senso comum. De uma forma leve e divertida, elas apresentam algumas das muitas situações prováveis e nos fazem repensar nossa posição invertida desses tempos ilógicos. A direção é de Adriana Marques e a classificação indicativa é livre.

SERVIÇO

Exposição NTO 30+

Data: 17 a 19/06
Horário: 19h

Classificação: Livre

Noite Passada

Data: 18/06

Horário: 20h 

Classificação: 14 anos

Contos Africanos

Data: 19/06

Horário: 15h

Classificação: Livre

Palhaças em: La Vida Esdrúxula

Data: 19/06

Horário: 19h

Classificação: Livre

Valor: Grátis (contribuição no chapéu)

Local: Espaço Cultural Opereta – Rua Dr. Emílio Ribas, 168 – Vila Sopreter, Poá SP
Informações: Obrigatório o uso de máscara e apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) na entrada para adultos; Crianças a partir de 5 anos também devem apresentar comprovante, com pelo menos uma dose.

Informações: 11 4634-1175 (WhatsApp) Ocultar histórico de mensagensN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *