Meio Ambiente é tema da 14ª aula do curso de Promotoras Legais Populares

Conteúdo é ministrado pela bióloga e diretora técnica Solange Wuo e já está disponível no canal da Prefeitura de Suzano no Youtube

A 10ª edição do curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) recebeu nesta semana a bióloga Solange Wuo, que também é diretora técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano. A 14ª aula, realizada nesta terça-feira (07/06) repercutiu a temática do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo (05/06). O conteúdo está disponível no canal “TV Prefeitura de Suzano”, no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano), sendo uma realização do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe).

A abordagem promovida por Solange destaca os diferentes projetos promovidos pela Secretaria de Meio Ambiente em Suzano. De maneira didática, a profissional pontua como pequenas ações, em casa ou na comunidade, são capazes de colaborar com a preservação ambiental. Entre as principais ações abordadas estão a coleta seletiva e o processo de reciclagem.  

A profissional convidada é especialista em Gestão Ambiental na Administração Pública e em Gestão de Resíduos Sólidos, com mais de 20 anos de experiência. Com um olhar sensível sobre projetos técnicos que transformam o ecossistema da cidade, Solange reforça a importância de atividades que promovam a redução do impacto ambiental e que garantam a harmonia do convívio, com respeito à fauna e à flora. 

“O envolvimento do cidadão na pauta ambiental é inevitável e de extrema importância. Por isso apostamos em programas que promovam essa integração e participação ativa da população, como o ‘Coleta Seletiva Solidária’ e o ‘Baby, Me Leva!’. Além disso, a contribuição com denúncias contra crimes ambientais, incluindo os maus-tratos aos animais, é parte desse processo participativo”, disse, apontando a Ouvidoria Geral do Município como canal oficial para o recebimento de casos.   

De acordo com a coordenadora do curso de PLPs, a diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira, o debate sobre o Meio Ambiente entre as promotoras é um potencializador para as novas gerações. “A pauta ambiental é urgente. Nosso objetivo é formar multiplicadoras do conhecimento. Que toda informação seja absorvida e replicada para a construção de um mundo melhor”. 

Já dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, agradeceu a participação da bióloga e enalteceu a colaboração. “Contamos com profissionais extremamente competentes em Suzano, e Solange é mais um orgulho para nós. Agradeço a participação, por trazer mais conhecimento e nos atentar para problemáticas que, infelizmente, para alguns ainda parecem inexistentes. O compromisso com o Meio Ambiente é uma responsabilidade de todos nós com as próximas gerações, incluindo a saúde e o bem-estar de nossos filhos e netos”, concluiu.

Crédito das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *