Parceria entre Sesc Campo Limpo e Cultura Inglesa Festival traz atrações focadas no futebol feminino

Atividades que contemplam música, cinema, roda de conversa, além de um torneio de futsal feminino, integram o 25º Cultura Inglesa Festival

São Paulo, 18 de maio de 2022 – Entre os dias 22 e 29 de maio, o Sesc Campo Limpo, localizado na capital paulista, conta com uma programação focada no futebol feminino, com atividades como lançamento de curta-metragem, torneio de futsal, bate-papo, pocket show e vivências esportivas. Todas elas fazem parte do 25º Cultura Inglesa Festival e buscam colocar em pauta a igualdade racial e de gênero, inclusive no esporte. 

Curta-metragem Luazul

Uma das atrações é o lançamento do curta-metragem Luazul – obra contemplada e premiada pelo edital do 24o Cultura Inglesa Festival-, que será exibido no dia 26 de maio, às 19 horas, na Tenda de Convivência do Sesc Campo Limpo. Com direção de Letícia Batista e Vitoria Liz, o título é uma alusão à canção Blue Moon, considerada o hino da torcida do Manchester City.  O filmenarra a história de Riva em uma reaproximação de sua família materna, e de Flávia, uma irmã mais velha que cresceu se colocando em uma posição de responsabilidade e bons exemplos desde muito nova. Nascidas e criadas no Campo Limpo, ambas veem no futebol um lugar de recreio e descanso. Fãs dos times do Manchester City e do Corinthians acabam por se encontrar no amor ao futebol.

Sobre a sua relação com o esporte, a diretora Letícia Batista reconhece que o interesse pelo futebol começou a surgir quando conheceu Vitória Liz, que realmente gosta de futebol e acompanha desde sempre, “Eu e Liz costumamos chamar Luazul de uma ‘fatia da vida’. Não é uma narrativa com grandes vilões, grandes problemas a serem resolvidos, é só esse momento da vida das duas personagens e de quem as rodeia”, explica a diretora.

No mesmo dia, 26, após a exibição (19h30), as diretoras ainda conversam sobre questões interligadas à esporte, gênero e raça, acompanhadas de Rosana Augusto, atual técnica do time de futebol feminino do Red Bull Bragantino, medalhista olímpica, campeã dos Jogos Pan-Americanos e vice-campeã do mundo, e de Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

Pocket Show Alissa Sanders

No encerramento do bate-papo do curta-metragem Luazul, às 21 horas do dia 26, também na Tenda de Convivência, acontece um pocket show com a cantora e compositora norte-americana Alissa Sanders, ao lado da trompetista Estefane Santos. Elas   interpretam a música Blue Moon, composta por Richard Rodgers e Lorenz Hart em 1933, que foi adotada pela torcida do Manchester City, depois do retorno do time à primeira divisão do Campeonato Inglês, na temporada 1989/90.

Torneio de Futsal Feminino

O Torneio de Futsal Feminino ocorre nos domingos 22 e 29 de maio, das 10 às 17 horas, na Quadra Esportiva do Sesc Campo Limpo e conta com seis equipes convidadas: FuteMinas, Perifeminas, Sesc Pinheiros, CEU Parque Veredas, CEU Alvarenga e Villa Marin Futebol Clube. 

No dia 22, a equipe de futsal feminino da cidade de Taboão da Serra realiza um treino aberto e, posteriormente, convida as jogadoras das equipes inscritas no Torneio de Futsal Feminino do Sesc Campo Limpo para uma vivência.

Sobre o atual cenário do futebol feminino no Brasil, Rosana Augusto, atual técnica do time de futebol feminino do Red Bull Bragantino, medalhista olímpica, campeã dos Jogos Pan-Americanos e vice-campeã do mundo, acredita que o esporte precisa ser mais incentivado nas escolas, através de iniciação no futebol feminino e criação de categorias de base.  “Da mesma forma que os pais jogam uma bola para o menino, seria muito interessante se as meninas também pudessem ter isso desde quando começam a andar, e se gostar, incentivá-las”, afirma.

Já no dia 29, domingo, a partir das 10 horas, na Tenda de Convivência do Sesc Campo Limpo, ocorre uma segunda exibição de Luazul e às 13 horas tem uma vivência com Rosana Augusto, em uma troca de experiências com as finalistas do torneio. 

Serviço 

25º Cultura Inglesa Festival + Sesc Campo Limpo

Data: 22 e 29 de maio (domingos)

Endereço Sesc Campo Limpo: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo.  (Tenda de Convivência + Quadra Esportiva)

Mais informações pelo telefone (11) 5510-2734 ou pelas redes sociais e site do Sesc Campo Limpo.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Não é necessário a retirada de ingresso para as atrações.

Vacinação: Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto. Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina. A partir de 08/02/22, crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose (conforme calendário do município). Recomenda-se o uso da máscara cobrindo boca e nariz. O acesso às unidades do Sesc está sujeito a legislação municipal em relação à Covid-19.

Sobre Letícia Batista 

Graduanda de Cinema e Audiovisual, atua como 1° assistente de direção, direção de arte, 1° assistente de fotografia, roteiro, direção e correção de cor. Foi assistente de fotografia no curta-metragem Aqueles que se foram, de Bruno Barrenha; dirigiu a fotografia de O fio, curta-metragem de Anti Ribeiro, foi 1° assistente de fotografia no curta-metragem As Vezes Que Não Estou Lá, de Dandara de Morais, e ainda roteirista e diretora do curta-metragem A Vida Delas, que passou no Trama Preta e no VI Festival Cine Virada. 

Sobre Vitória Liz

Pesquisadora, programadora e realizadora de audiovisual. Diretora de Programação da Semana do Audiviosual Negro – PE e, no seu trabalho em geral, procura investigar, evidenciar e produzir imagens (registros e gestos) atravessadas por afeto e ócio de – e entre – pessoas racializadas. Sua primeira videoarte, Cool for the summer, ainda está sendo circulada nos festivais e mostras nacionais.

Sobre Marcelo Medeiros Carvalho

Idealizador e Diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. É estudioso da questão étnico-racial, com formação no curso Cidadania e Reconstrução da Identidade Étnico-Racial, da Universidade Livre, uma realização do CECUNE (Centro Ecumênico da Cultura Negra). É palestrante pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol em seminários sobre o racismo no futebol e outros eventos com temática étnico-racial.

Sobre Rosana dos Santos Augusto

Atualmente é técnica do time de futebol feminino do Red Bull Bragantino e uma das futebolistas com a maior diversidade de títulos da história mundial. Além de ser medalhista olímpica, campeã dos Jogos Pan-Americanos e vice-campeã do mundo, acumula os títulos de campeã da Champions League, da Libertadores da América, da Liga Norte-Americana, do Mundial de Clubes, da Copa França, do Campeonato Austríaco, da Universíade, do Campeonato Sul-Americano, do Campeonato Brasileiro, entre outros.

Sobre o curta-metragem Luazul

Ficha Técnica

Roteiro: Letícia Batista e Vitoria Liz

Produção executiva: Patricia Lima

Direção de produção: Lais Reis e Maya Souza

Montagem: Tiago Lima

Fotografia: Jéssica Borges

Direção de arte: Anti Ribeiro

Mixagem: Priscila Nascimento

Som direto: Priscila Nascimento

Edição de som: Priscila Nascimento

Figurino: Emerson Fernandes

Elenco: Vênancio, Larissa Noel, Lucas Bebiano, Tobias, Taty Godoi, Nicole Zuim e Rogério Costa.

Sobre o Cultura Inglesa Festival (CIF)

O Cultura Inglesa Festival é um evento organizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo para a promoção democrática e acessível de atividades culturais, artísticas e educativas a um público amplo e diverso. Em 2022, chega à sua 25ª edição, em formato híbrido, para uma experiência imersiva e sensorial, com eventos presenciais, incluindo atividades 100% offline, e conteúdo exibido on demand em plataforma digital exclusivamente concebida para o festival. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *