Integrantes da Cipa iniciam curso avançado de atendimento pré-hospitalar

Categories

Qualificação acontece até sexta-feira (07/06) e irá preparar equipes para aplicação da ‘Lei Lucas’ na rede municipal de ensino

Os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Suzano iniciaram na manhã desta terça-feira (05/06) o curso de qualificação avançado de atendimento pré-hospitalar, no Centro Educacional Mirambava. O objetivo é prepará-los como futuros agentes multiplicadores de informação junto a servidores municipais.


As aulas são realizadas em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que concedeu profissionais para o treinamento. O curso terá duração de 24 horas, com encontros diários até sexta-feira (07/06).

Diferentemente da formação promovida em abril, os temas tratados nesta capacitação são mais voltados ao módulo avançado: biossegurança, identificação de vítimas e tipos de traumas, cuidados necessários durante acidente vascular cerebral (AVCs) e traumatismo cranioencefálico (TCE), técnicas de abordagem de adultos e crianças, entre outros.

Todo o processo de condicionamento dos agentes da Cipa da Prefeitura de Suzano tem como objetivo formá-los como multiplicadores de noções de primeiros-socorros, que serão repassados a membros da rede municipal de ensino. A qualificação faz parte da implementação da lei federal nº 13.722/2018, conhecida como “Lei Lucas”, que recebe este nome devido à morte de uma criança de 10 anos, em Campinas, que se engasgou ao comer um lanche durante uma excursão de escola e não havia profissionais treinados no momento da ocorrência.


Para o presidente da Cipa, Cesar Braga, o trabalho de preparação significará uma melhoria considerável nos protocolos de segurança de toda a administração municipal. “Ao mesmo tempo em que passamos a contar com pessoas devidamente preparadas, elas compartilharão seu conhecimento com centenas de profissionais espalhados por toda a cidade, em situações onde os primeiros-socorros podem ser o ponto decisivo para que uma tragédia não ocorra”, explicou.

A secretária de Administração de Suzano, Cíntia Renata Lira, considera fundamental a preparação dos integrantes da Cipa. “Damos completo apoio à comissão, que deve estar pronta tanto para atuar na prevenção quanto no auxílio em uma situação de emergência”, disse.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*