Promotoras Legais Populares iniciam aulas com conteúdo exclusivo

Vídeos podem ser acessados gratuitamente no canal ‘TV Prefeitura de Suzano’

A Prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), iniciou neste mês de março a nona turma de Promotoras Legais Populares. O curso é voltado às mulheres, com foco no exercício da cidadania sob a perspectiva da igualdade de direitos. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o conteúdo exclusivo é gravado e disponibilizado gratuitamente no canal “TV Prefeitura de Suzano”, no Youtube (www.youtube.com/PrefeituraDeSuzanoOficial).   

O curso on-line recebeu mais de 300 inscrições de mulheres de diferentes regiões do País. Além das vídeo-aulas, as alunas contam com o suporte da coordenação por meio de um grupo em aplicativo de troca de mensagens e pelo e-mail plps2021.suzano@gmail.com.

A primeira aula foi ao ar em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, e contou com a participação da advogada Rosana Chiavassa, que apresentou o tema “A História do Feminismo no Brasil e no Mundo”. A profissional tem longa carreira no Direito, sendo participante dos estudos para a Constituinte sobre a inserção da Igualdade de Gênero, em 1987. Rosana também é uma das fundadoras da Comissão da Mulher Advogada (OAB/SP, 1987) e já atuou como conselheira federal em diferentes comissões.

Na militância feminista, a advogada tem no currículo centenas de palestras nas subseções do Estado sobre Direito à Saúde, Inovação do Código Civil e Igualdade de Gênero, sendo também a primeira e única mulher candidata à presidência da OAB/SP, em 2003. Além disso, a palestrante é fundadora da Associação das Advogadas Associadas e Estagiárias do Estado de São Paulo (ASAS), tendo instituído a campanha “Não Hesite, Apite!”, voltada ao combate do assédio sexual. Atualmente, a iniciativa está presente em diferentes regiões do Brasil, inclusive em Suzano, tendo sido destaque na Conferência Mundial das Mulheres, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

Já a segunda aula foi apresentada pela advogada Patrícia Braga, que explanou sobre o “Direito Constitucional e as Mulheres”. Patrícia é mestre em políticas públicas, tendo formação sobre o feminismo e gestão pública. A advogada ocupou a presidência da Comissão da Mulher Advogada (OAB/Suzano) e foi membro do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, entre 2016 e 2018, traz no currículo diferentes passagens por cursos e formações complementares sobre violência doméstica, direitos da família, da criança e dos adolescentes, incluindo o tema investigação de paternidade voluntária e forçada. 

A profissional também marca presença em movimentos ligados aos direitos das mulheres, participando do grupo de estudo de gênero pela Comissão da Mulher da Advogada e a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero (OAB/Suzano) e outras ações, como a prestação de serviços voluntários às vítimas de Violência Doméstica junto à Delegacia da Mulher (DDM), desde 1999. 

“A luta pela igualdade de direitos não pode parar, sobretudo neste período tão difícil de pandemia. Precisamos nos adequar e continuar com o trabalho de educação popular, mesmo que à distância. Reforçamos com as alunas a necessidade de se compartilhar o conhecimento, fazendo com que a informação chegue a cada vez mais mulheres. Nossa missão é construir uma sociedade melhor, combatendo o machismo, o racismo e toda forma de discriminação”, destacou a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi.

As alunas seguirão em aula até o mês de novembro, participando de pelo menos 32 alunas. Os vídeo-aulas são liberados semanalmente, sempre às terças-feiras, entre 17 e 18 horas, no canal oficial do Poder Executivo municipal no Youtube: “TV Prefeitura de Suzano”.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*