Suzano – Operação Cata Treco realizará coleta em sete bairros

Trabalho de recolhimento de inservíveis tem nova programação a partir desta quarta-feira (10/03), com previsão de término no próximo dia 19

A Prefeitura de Suzano anunciou o novo cronograma da Operação Cata Treco, projeto que percorre as ruas da cidade recolhendo objetos que não têm mais utilidade para a população. A partir desta quarta-feira (10/03), uma equipe passará pelos bairros Cidade Miguel Badra e Sesc, enquanto outra atenderá a região da Vila Urupês. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até 19 de março (sexta-feira).

Ao longo dos próximos dias, um caminhão irá circular por toda a extensão do Miguel Badra e do Sesc. Já o outro, realizará a coleta na Vila Amorim, Vila Urupês, Vila Mazza, Jardim Colorado e Jardim Novo Colorado. O projeto faz a coleta de móveis, eletrodomésticos e outros objetos em desuso, exceto resíduos de construção civil (entulho).

A recomendação é que os moradores separem os materiais inservíveis logo nos primeiros dias da programação oficial e os deixem na calçada em frente a sua residência, pois, dependendo da demanda de cada bairro, o período de coleta pode sofrer alterações. A programação completa está disponível no site oficial da prefeitura (www.suzano.sp.gov.br/web/meio-ambiente/cata-treco-programacao/).

No último itinerário, realizado entre 1º e 9 de março, a operação atendeu os bairros Parque Maria Helena, Vila Maria de Maggi, Vila Maluf, Jardim Quaresmeira, Ramal São José, Jardim Fernandes, Vila Barros e Jardim Saúde. Neste intervalo, foi recolhido o equivalente a 25 caminhões cheios de inservíveis, o que resultou em um total de cerca de 250 toneladas retiradas das ruas.

Os materiais obtidos pela Operação Cata Treco vão para a Central de Triagem do Jardim Colorado, de onde são repassados para a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), que realiza no local a seleção, prensa e venda dos reciclados para empresas de logística reversa. Os objetos descartados são convertidos em renda para famílias cooperadas e em alimentos a serem doados para ações sociais.

De acordo com o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, o atendimento e a coleta em todo o município são essenciais para combater o descarte irregular. Ele ainda ressaltou a importância do caráter social do programa, que beneficiará inúmeras famílias da cooperativa de reciclagem com a garantia de uma renda, além de promover doações de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade.

“A Operação Cata-Treco está trazendo resultados significativos para a cidade e quem ganha é a população. Trabalhamos em conjunto para oferecer todo o apoio necessário para que os materiais inservíveis sejam descartados de forma consciente e não tragam prejuízos para o meio ambiente”, afirmou.

Quem presenciar descarte irregular na cidade, pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*