APCD Mogi alerta para o câncer da boca

Esta sexta-feira é o Dia Nacional de Combate ao Câncer e entidade conscientiza sobre a importância da prevenção da doença que atinge 15 mil pessoas a cada ano

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11), a regional Mogi das Cruzes da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas faz um alerta sobre o câncer da boca. O Brasil é o terceiro país com maior incidência de casos deste tipo – são 15 mil novos por ano. A prevenção e o diagnóstico precoce são as principais formas de vencer a doença, desconhecida por grande parte da população.

O câncer da boca (também chamado de câncer bucal) afeta lábios, gengivas, bochechas, língua, céu e assoalho da boca – parte superior e inferior. A doença é mais frequente em homens, a partir dos 40 anos. A região sudeste do País, onde estão localizados os municípios atendidos pela regional da APCD, apresenta as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença, juntamente ao sul do Brasil.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento do câncer da boca mas, infelizmente, a maior parte dos casos só é descoberta em estágios avançados. E isso acontece porque as pessoas, em sua maioria, não têm o hábito de autoexaminar a boca e nem de ir ao dentista com frequência”, ressalta o vice-presidente da APCD Mogi, Alexandre Balbi.

O cirurgião-dentista indica que o autoexame seja feito semanalmente ou, no mínimo, uma vez por mês. A melhor forma de fazer isso é através da avaliação visual. Na frente de um espelho, abra a boca e inspecione todos os tecidos moles, a língua e os dentes. Ao detectar qualquer anormalidade, a recomendação é procurar um dentista para um exame mais detalhado e diagnóstico.

“Qualquer lesão, inchaço, alteração de cor ou mesmo afta persistente requer atenção imediata”, alerta o vice-presidente da APCD Mogi.

Esse cuidado é necessário porque o câncer da boca geralmente aparece como uma úlcera, sem dor inicial, mas com difícil cicatrização. O fumo e o álcool estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, assim como alimentação pobre em vitaminas, exposição excessiva ao sol e falta de higiene bucal.

“Reduzir os fatores de risco, fazer sempre o autoexame e visitar o dentista regularmente são a melhor forma de prevenir o câncer da boca”, orienta Alexandre Balbi.

A regional da APCD atende os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

Na sede instalada em Mogi das Cruzes, a APCD disponibiliza atendimento à população com custo reduzido em várias especialidades da odontologia, inclusive no diagnóstico ao câncer da boca.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*