Música e teatro são destaques no Festival Online Opereta

Neste final de semana prolongado, a programação reúne diversas apresentações que começam a ser transmitidas a partir das 19h, de sexta

O final de semana prolongado vai ser regado com muita dança, samba e teatro na continuação do Festival Online – Opereta 26 anos. O evento realizado pela Associação Cultural Opereta, de Poá, tem sido marcado pela diversidade cultural dos artistas que têm trazido obras, algumas inéditas, que foram produzidas durante o período da pandemia, o que revela a qualidade criativa da região.

Todas as apresentações estão sendo feitas pela página do Espaço Cultural Opereta, no Facebook, que tem atraído ótimo público. Desde o primeiro final de semana do Festival, no dia 27 de agosto, a página alcançou 10,8 mil pessoas com suas publicações, o número de curtidas subiu 121%, mas o que mais impressiona é o aumento de quase 700% no engajamento do público, entre comentários, reações e compartilhamentos. Os vídeos exibidos, sejam eles em formato ao vivo (lives) ou gravado já teve mais de 5,4 visualizações.

Programação

Nesta sexta-feira (4), as cortinas virtuais se abrem às 19 horas, para uma performance de dança de Alessandra Dunia Modenese chamada “Carta Digital”, que traz o compilado de imagens e composições coreográficas que retratam o antes e o hoje é a resistência da arte de dançar. O vídeo foi criado especialmente para o Festival. Em seguida, é a hora de música com Cristoilma e Banda do Karvalho, às 20h, com o show “Som das Tribos”, que dialoga com vários gêneros e ritmos com ênfase para o black, pop, soul, Hip-hop e samba. Para encerrar o dia, às 21h30, tem os Contadores de Mentira que trazem os relatos da viagem que fizeram em outubro de 2019, quando o coletivo foi até Cuba para intercâmbios culturais e vivências, no documentário “Teatro e Ancestralidade – Cuba”.

No sábado (5), o Festival apresenta uma atração de Guararema. A Cia. Arte & Riso traz, ao vivo, “Palhaça Belinha: O Espetáculo não pode parar!”, às 15 horas, ótima dica para as crianças. Seguindo no seguimento infanto-juvenil, a Cia. Teatro Roda Mundo, apresenta, às 16h30, o conto “O Flautista de Hamelin”, no formato de teatro de bonecos. À noite, às 19 horas, a música pede passagem com a Família Macambira e seu “Samba de Bambas”, com o melhor do samba autoral e suas vertentes, ao vivo. Às 20h30, a Banda Optika, segue no embalo com a mistura de canções nacionais e internacionais.

No domingo (6), às 17 horas, Wal Serra, apresenta, ao vivo, o show “Quando eu canto”, que tem característica intimista e propõe, através de um breve bate-papo entre uma música e outra, contar a trajetória musical da cantora. Às 18h, é a vez de Pâmella Carmo, exibir, também ao vivo, o espetáculo “Experimento Sankofa”, que a artista volta às raízes para se reconectar com seu passado e ressignificar o presente.

E na segunda-feira (7), feriado, a dica é seguir no Festival em casa, com o show de Silas Xavier “Canto – Experimento”, às 18h, um trabalho criado a partir de observações de movimento no tempo-espaço em que se dão as palavras. Ao contato visual e corporal diaspórico com pessoas e natureza. E fechando o dia, às 19h, é a vez das mulheres encantarem com “Memórias”, de Rita Jardim e Míldima Lima, onde contam sua trajetória de vida ligada às raízes, através de comidas, artesanatos e “causos” divertidos e às 19h45, outro trabalho feminino, com “Memórias de Dora”, a matriarca da família Opereta, a atriz Dora Nunes, conta suas melhores lembranças do palco. O Festival Online Opereta vai até o dia 10 de setembro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*