Programação reúne 45 apresentações com vários segmentos artísticos, palestras e oficinas que serão transmitidas pela internet
Começa nesta quarta-feira, às 20 horas, a maratona de apresentações do Festival Online – Opereta 26 anos. Até o dia 10 de setembro serão 45 exibições, entre lives, vídeos e palestras transmitidas pela página do Espaço Cultural Opereta, no Facebook. Quem abre os trabalhos no dia 26 é a dupla Duo Karvalho, que vai apresentar um repertório bem variado, do rock ao MPB. A classificação indicativa do musical é livre.
O Festival Online Opereta superou as expectativas e atingiu um total de 53 inscritos de diversos segmentos artísticos e de formação cultural. O público terá uma programação bem diversa com apresentações que vão da música ao teatro, passando pela dança, cinema, produções audiovisuais, performances, leituras dramáticas, experimentos cênicos, além de palestras e oficinas.
A comissão organizadora analisou todos os critérios exigidos em edital de chamamento para participação do festival e valorizou a diversidade cultural e o talento regional para compor esta programação. Cada grupo, artista ou palestrante receberá um cachê de R$ 350 por apresentação. Este valor só foi possível após a Associação Cultural Opereta ter sido contemplada com uma emenda municipal. Parte dos recursos estão sendo utilizados para pagar esses trabalhadores, duramente afetados pela suspensão de suas atividades neste período de pandemia.
Programação
Nesta semana, o Festival Online Opereta terá nesta quinta-feira (27), às 20 horas, “História da Música do Alto Tietê”, com o Paulo Betzler, que apresenta em lives músicos da região em entrevistas para falarem e cantarem as músicas e feitura de seus discos, contando as histórias que envolveram as gravações, lançamento e repercussão. Na sexta (28), Vanderlei Gomes fará a palestra Educação Musical e Percussão, às 16 horas. Às 19h30 será o show “Cantos para Despandemizar o Dia”, do artista Brendo de Lima. Na sequência, às 20h30, Thiago Costa apresenta o trabalho autoral do novo CD “Seu Silêncio”, que será lançado em novembro. A classificação indicativa deste show é de 14 anos.
No sábado, o Festival embarca no teatro. Carlos Rei encena, às 20 horas, “Aquele para Héteros”, dirigido por Bia Moraca. A leitura dramática traz um texto ácido e mordaz de como a sociedade patriarcal engessa as relações, e discute os comportamentos do gênero homem heterossexual. A classificação é de 16 anos. Às 21h, é a vez da Cia. do Escândalo trazer “Intolerância”, outra leitura dramática, esta realizada pelo ator Manoel Mesquita Junior. A obra trata da crescente violência na sociedade moderna brasileira e conta a história de um cidadão urbano de classe média que atirou num motoboy após um acidente de trânsito. Toda a trama trata dos conflitos do atirador nas horas imediatamente posteriores ao fato e discutem também os limites do direito individual de cada um. A classificação é de 12 anos.
No domingo, às 15 horas, a youtuber e mentora de projetos criativos Rose Meusburger fala sobre a Lei Aldir Blanc. O que é e como funciona a lei nos municípios? Quem tem direito e como as verbas serão repassadas? Como o cidadão comum, trabalhador da cultura pode fiscalizar os repasses?, essas e outras questões serão respondidas na palestra. Mais tarde, às 18h, a Cia. de Artes e Danças Corpu’s Dance apresenta “Ao se falar de amor”, que apresenta cenas e performances da evolução do tema sobre o tempo, suas dificuldades e a oportunidade de recomeçar. A classificação é livre.
Às 19h, é a vez de música no festival com Arley MC, que apresenta um trabalho voltado ao rap/trap/funk, onde aborda diversos temas como entretenimento, cultura hip hop e temas sociais em suas letras. Classificação 16 anos. Em seguida, às 20h, Natália Giro traz Teatro em Ação & Poesia, Tempos de Distanciamento Social e Proximidade Criativa.
SERVIÇO
Festival Online – Opereta 26 anos
Data: De 26/08 a 10/09
Horário: Consulte programação
Link: facebook.com/EspacoCulturalOpereta
Leave a Reply