Medida visa prevenir o avanço do coronavírus (Covid-19), com o fechamento temporário das instituições financeiras com mais de uma agência na cidade
A partir desta de terça-feira (24 de março) algumas das agências bancárias da base do Sindicato de Mogi das Cruzes, que abrange ainda os municípios de Suzano, Poá, Biritiba Mirim e Salesópolis, encerrarão temporariamente o atendimento. O objetivo da medida é prevenir o avanço do coronavírus (Covid-19).
Como explica o presidente do Sindicato dos Bancários de Mogi das Cruzes e Região, Clayton Teixeira Pereira, a orientação é contingenciar o atendimento para conter as aglomerações. Para isso, a recomendação é que os clientes façam uso de aplicativos para ter acesso aos serviços bancários.
“Vamos interromper temporariamente o atendimento nos bancos que possuem mais de uma agência. Nas unidades que ficarem abertas o acesso será controlado. Poderão entrar dois clientes por vez”, diz.
As medidas foram tomadas após várias cobranças feitas à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) pelo movimento sindical. Depois de muita pressão, os banqueiros permitiram o trabalho home office. Foi criado um comitê bipartite de crise para acompanhamento do tema e implementação de comunicação preventiva, que tem um impacto na vida do trabalho e no dia a dia das pessoas.
Também ficou estipulado que a Fenaban deverá reforçar a cobrança pela higiene e limpeza em todos os locais de trabalho, conforme orientação do Ministério da Saúde, e fazer orientações aos funcionários, principalmente os que estão no grupo de risco. Eventos, viagens, treinamentos e reuniões que tenham aglomerações foram cancelados. Bancários que voltarem de viagens ao exterior permanecerão em quarentena.
O Comando Nacional dos Bancários volta a se reunir com a Fenaban nesta segunda-feira (23 de março) por meio de videoconferência. Na pauta, o movimento sindical vai defender a saúde dos bancários em meio a pandemia do coronavírus.
Leave a Reply