Na última sexta-eira, 21 de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica de Ferraz de Vasconcelos promoveu o “Fique Sabendo”, campanha que tem por objetivo intensificar a oferta de testes rápidos no período de carnaval. A ação ocorreu na estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Ferraz de Vasconcelos”, no Centro, onde foram realizados 198 testes de HIV e sífilis.
Na oportunidade, foi identificado um caso positivo de HIV e um de sífilis. Os pacientes foram encaminhados para testes confirmatórios, e posteriormente, direcionados ao tratamento, que inclusive é realizado na cidade. Durante a iniciativa, também houve a distribuição de preservativos, materiais informativos, bem como orientação por parte dos agentes de saúde para quem passava pelo local.
A Secretaria Municipal de Saúde também aproveitou o ensejo para dar dicas sobre como se prevenir contra o Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os ferrazenses aprenderam que já é um grande passo realizar pequenas ações como higienizar regularmente as mãos, utilizar álcool gel, tossir cobrindo a face evitando utilizar as mãos para isto, não compartilhar objetos pessoais e ainda preferir ambientes ventilados e evitar aglomerações.
De acordo com o titular da Saúde municipal, Aloísio Lopes Priuli, a ação foi muito positiva, considerando não só os números, mas também o interesse da população que passava pelo local. “O ‘Fique Sabendo’, por exemplo, é uma campanha que realizamos já com a certeza que encontraremos resultados positivos, como foi desta vez. Desta forma, conseguimos encaminhar de forma correta a pessoa para um tratamento adequado, provendo o acompanhamento completo. Na sexta-feira, também vimos o interesse dos moradores em saber sobre como se prevenir contra o coronavírus, o que nos ajudou bastante a propagar a informação com mais facilidade” , destacou Priuli.
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, falou da importância de campanhas como o “Fique Sabendo” serem promovidas na cidade. “É a Saúde indo até o munícipe, realizando a busca ativa de doenças, cuidando da população. As campanhas intensificam os serviços que já são oferecidos durante todo o ano da cidade, e ainda conseguem abranger um público muito maior. Isso é dar aos munícipes saúde humanizada”, concluiu o chefe do Executivo ferrazense.
Coronavírus
A Secretaria de Saúde de Ferraz inicia, a partir de hoje, uma nova etapa nas orientações aos profissionais da pasta sobre o coronavírus. Hoje, 26 de fevereiro, os médicos da rede foram capacitados neste sentido, e amanhã será a vez dos enfermeiros da cidade. Vale destacar que as formações estão sendo direcionados pelas novas orientações provindas do Ministério da Saúde.
TEXTO: Leticia Riente – MTB: 87999 / SP
FOTOS: Aurélio Alves – MTB: 85280 / DeCom Ferraz
Leave a Reply