Festa do Divino – Primeiro dia da Alvorada

Categories

Um dos momentos mais aguardados da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes e que atrai um grande número de fiéis, nas primeiras horas do amanhecer, tem início neste sábado (1º/6): a Alvorada. A cada manhã, um percurso diferente, apenas no sábado (1º/6) e no domingo (2/6) ele se repete. A saída se dá, pontualmente, às 5 horas, em frente ao Império, instalado na Praça Coronel Benedito de Almeida (em frente à Catedral de Sant´Anna), no Centro da Cidade. E depois todos se dirigem ao Salão Paroquial da Catedral, para tomar o tradicional café, acompanhado do pão com mortadela e do biscoito. A expectativa de público dos organizadores é de que duas mil pessoas participem deste primeiro cortejo.

O trajeto deste sábado irá percorrer as seguintes ruas: Dr. Paulo Frontin, Dr. Deodato Wertheimer, Navajas, Capitão Manoel Caetano, Professor Flaviano de Mello, Praça Monsenhor Roque Pinto e Império (fim). Na segunda-feira (3/6), os devotos seguem em direção ao Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, onde o bispo diocesano de Mogi, dom Pedro Luiz Stringhini celebrará a Santa Missa. Na sequência, todos retornam ao Império.

O padre Diogo Shishito, assessor eclesiástico da Festa do Divino, fala sobre o motivo pelo qual os devotos esperam muito por este momento de fé e oração, logo nas primeiras horas da manhã. “Em primeiro lugar, se deve à devoção ao Divino Espírito Santo, que cada pessoa traz no coração. Mas no momento atual, podemos destacar dois motivos: alguns vão para agradecer tudo aquilo que Deus faz ao longo do ano e a força que recebem, mas muitos também vão para pedir. Estamos em situações de desemprego, com pessoas adoentadas, e a confiança ao Espírito Santo também move os fiéis a esse sacrifício, esse ato de piedade pela manhã”, observa o religioso.  

A Alvorada prossegue até o dia 9 de junho, Dia de Pentecostes. Na terça-feira (4/6), se faz a oração dos doentes e a procissão passará em frente à Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. Nos demais dias, os percursos seguem pelas ruas centrais. Por fim, no domingo (9/6), é feita uma breve cerimônia, simbolizando a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, em frente ao Convento da Ordem Primeira do Carmo.

A Festa do Divino prossegue até o dia 30 de maio, com uma extensa programação religiosa e folclórica. O tema deste ano é “Divino Espírito Santo, renove a nossa fé e a transforme em missão”.  

Os dados do Café da Alvorada

125 kg pó de café;

350 kg açúcar;

17,5 mil pães;

500 kg mortadela;

470 kg biscoitos

Fonte: Associação Pró-Festa do Divino

Confira a programação deste sábado (1º/6)

5h00 – 1ª Alvorada (concentração na Praça Coronel Benedito de Almeida)

8h00 – Divino Verde – 7ª Caminhada Ecológica (concentração na Avenida Cívica, em frente à Quermesse, com destino ao Parque Centenário, onde haverá plantio de mudas)

14h00 – Quermesse (Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Najar”) – Entrada gratuita / Estacionamento: R$ 14

15h00 – Missa Campal na Quermesse – celebração de dom Pedro Luiz Stringhini e animação do cantor e missionário Dunga (PHN) e Banda

19h30 – Novena na Catedral de Sant´Anna – missa presidida pelo padre Luiz Ricardo, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Suzano), seguida da Passeata das Bandeiras (21h00)

20h00 – Show com Dunga (PHN) e Banda – Quermesse

22h00 – Apresentação da Cia. Nashiville Country Show e Espora Cowntry – Quermesse

Fonte: Associação Pró-Festa do Divino 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*