Diferença entre UPA e UBS é tema de palestra em unidade de saúde

Categories

Na terça-feira (08/10), a UBS II Francisco Pedreira Ribeiro (Avenida Brasil), realizou uma palestra para esclarecer a população, a diferença entre os serviços oferecidos pela UPA e UBS’s. A ação é da Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD.

O foco da palestra, ministrada pelo enfermeiro Alexandre Aparecido Lourenço, teve como intuito conscientizar os pacientes do órgão mais adequado para procurar atendimento, dependo do caso clinico.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é responsável por atender os casos de urgência e emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entre os casos estão: febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) atende em horário comercial e oferece serviços como: consultas com clínico geral; pediatria; ginecologia, consultas odontológicas, vacinação, acompanhamento durante o pré-natal, acompanhamento de doenças crônicas (hipertensão e diabetes), tratamento de tuberculose e hanseníase, troca de receitas, curativos, coleta de exames laboratoriais, retirada de pontos, inalação, fornecimento de medicação e encaminhamentos para especialidades.

Essas ações são realizadas em outras UBS da cidade, abordando diversos assuntos na área da saúde como: sarampo, tuberculose e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*